Go back
Stories

Pedal e Prosa #2

Pedal e Prosa # 2 com Valeria Camila

A Valéria Camila é ciclista desde 2018 e vive uma relação de muita determinação, foco e força de vontade em sua história com o L'Étape Brasil. 

Decidida a encarar as duras e belas serras do percurso curto do L'Étape Cunha em 2023, ela se preparou e encarou de frente o seu maior desafio enquanto ciclista.


"Desde que me interessei pela vida ciclística, escutei a história de que anteriormente o L’ Étape era feito em Cunha,  e que essa tal Cunha era muito difícil.

“Nossa, nem tente, é impossível! 

Quando a etapa foi relançada, nem cogitei fazer.

Na minha cabeça era “Bora se concentrar em Campos, Valéria”, mas nos últimos meses a vontade foi crescendo e então decidi fazer a tal prova. Um pouco em cima da hora, é verdade, mas estava treinando e decidi tentar.

Fiz dois reconhecimentos de percurso e comprovei que a prova era realmente difícil, mas não impossível, como tanta gente comentava. Penso que, se você treina, você consegue fazer! 

Vou relatar aqui um pouco do que vi/senti e o que achei do percurso no treino de reconhecimento.

Basicamente você vai pra Paraty subindo sem parar e volta descendo. 

Na ida tem uma descida bem forte, daquelas que dá a sensação de que a qualquer momento você vai lamber o chão, mas um misto de que delícia com, socorro, como será isso pra voltar? 

Bem, aí, depois dessa mistura de sensações, tem a subida do Lavandário. Essa é daquelas do pensamento clássico: “droga, o que eu tô fazendo aqui?”. E esse é o momento perfeito

de olhar ao redor pra conferir a paisagem da estrada, que é EXUBERANTE. Arrisco até a dizer que dá pra agradecer por ter chegado até aqui.


 

Outro ponto de beleza surreal é quando você está quase chegando em Paraty. É de tirar o fôlego, tem uma linda cachoeira, e continua subindo mais um pouquinho pois lá já é metade do caminho e a hora de voltar.

Chegou o dia da prova. A vibe é de outro mundo. Pessoas nas ruas e nas janelas torcendo por você …é surreal! A cidade entra no clima e é incrível!

 

Apesar de estar treinada fisicamente, mentalmente eu estava absolutamente abalada com a dificuldade da prova. E isso foi crucial.

O nervosismo inicial consumiu muito da minha energia e não passou ao longo do trajeto.

Como consequência, com 2h de prova eu fui cortada e tive que retornar de onde estava. 

Foi um momento de muita tristeza pra mim, mas tudo serviu de aprendizado e fiz minha lição nesse dia.

Voltei, mas tendo que passar pela linha de chegada, que é um capítulo à parte.

 

Chegar na ladeira da igreja foi espetacular. Sim, a gente chega na ladeira de bloquete e a cidade inteira está te esperando com uma vibração surreal, eu tive a sensação de receber um abraço quentinho de toda a cidade.

 

Recomendo fortemente que você viva a experiência de Cunha.

Apesar de todas as histórias e do que todo mundo fala, não é um bicho de 7 cabeças, e se você treinar, VOCÊ FAZ!"


A Valéria é uma das ciclistas mais dedicadas que já vimos passar por nossas provas. Valéria, você é incrível! Obrigada por compartilhar!

 

Até o próximo Pedal e Prosa!

A série Pedal e Prosa se propõe a reunir histórias reais de quem participou, trabalhou e construiu uma história junto com as provas do L'Étape Brasil em 2023.

Clique aqui e confira o Pedal e Prosa #1 com José Braz Cotrim.